Tangos (im)Previstos

... ou apenas o desatino de duas penas de aparo muito bem afiadas!

Nome:
Localização: Lisboa, Portugal

sexta-feira, setembro 10, 2004

Sem pretença ao outro não há Tango!

(luzes, som...)

O tango é muitas vezes uma dança violenta e de contrastes. Quem se compromete a dançá-lo está fatalmente a dar-se ao outro, expondo-se, sem porém anular a sua individualidade!

Expõe-se física e espiritualmente no gesto, no toque, no movimento brusco e repentino, no traje, na luz, na sombra, no som... expõe-se nos olhares fixamente trocados, na paixão da técnica na mágica complementaridade activa e interactiva entre dois seres que ali – ali mesmo – se dão e pertencem um ao outro!

Até nos erros da dança estão obrigados a darem-se e a complementarem-se, sob o risco de perderem o par e terem de recomeçar uma nova dança com outro. Quem dança e saboreia o tango com mestria, sabe que os erros só serão evitados pelo esforço e empenho comuns. Contudo, quando os erros acontecem, por deslize ou falta de treino, os artistas tem que saber disfarçá-los com o recurso engenhoso da técnica – afinal de contas, the show must go on! No tango não existem glórias individuais e a glória trabalha-se!

O tango é, pois, um jogo permanente de pretenças e interacções geradoras de equilíbrios, ajustes e reajustes que para resultar precisa da exposição dos intervenientes, da sua entrega laboriosa, empenhada e atenta na prossecução de um fim glorioso e triunfantemente comum.

Mas será só no tango?


10 Comments:

Blogger inconformada said...

Bem.... isto é o que eu chamo de desafio !
Veremos o que sai daqui :-)
Beijo

10 de setembro de 2004 às 17:06  
Blogger Fátima Santos said...

Tu não te ofendas, mas não quererias escrever PERTENÇA?! outra coisa: lembrei-me de um filme antigo ah! lembrei o nome "Os cavalos também se abatem" de quem?..não me lembro, mas lembrei-me e ele, como o teu belo texto, colocava a vida na pista...viste? muito intenso...violento quase... (tenho o blog acabadinho, não vais ver? rsss)Bom fds

11 de setembro de 2004 às 17:00  
Blogger Fátima Santos said...

Vais, sim?!!!GRANDE JANTAR INSCREVE-TE VAI INSCREVE-TE!! vai ver ao http://www.jachove.weblog.com.pt/" do Zecatelhado Jantar/Convívio - Novas!!!ou ao meu
Rápido até 3ª!!!
:) abraço

12 de setembro de 2004 às 01:46  
Blogger Fátima Santos said...

mas...aquelas palavrinhas ..(poema?!) saem assim ao sabor do momento sem mais...saem... a mim doem... algumas doem que se fartam!!!
Abraço

13 de setembro de 2004 às 02:20  
Blogger Fátima Santos said...

E inscreveste-te?!!!!!!!!!!:)

14 de setembro de 2004 às 19:15  
Blogger Fátima Santos said...

YES!!!!!!!!!!!!! consegui!!!!!!!!!!rssss
então até sábado!!!

14 de setembro de 2004 às 20:27  
Blogger musalia said...

Estou a ler o teu blogue pela primeira vez. Cheguei aqui seguindo os traços da Inconformada que me deixou um comentário. Sabes que hoje escrevi um post sobre a mesma temática do tango? Curioso, não te conhecia. Gostei muito do teu belo texto.
Acho que não é só no tango...

15 de setembro de 2004 às 00:05  
Blogger Fátima Santos said...

VIESTE AQUI?!!!! atão na escrevas estas coisas, "Ehehehehe Tu andas com os links todos trocados Já me inscrevi... "antes de ver tudo...tu estás duplamente linkada!
e ESTA do "baloiçante.
Não sei se estou cá..." DEUS TE GUARDE!!!!!!!!!!! que eu vou à tua área de residência e... ai é tão já de madrugada!!!rsss

15 de setembro de 2004 às 03:36  
Blogger Alexandre de Sousa said...

Ah estes imprevistos da vida. Por aqui derramei os meus caminhos e por aqui me quedei. Fico. Dançando o meu tango.

7 de dezembro de 2004 às 20:32  
Blogger BlueShell said...

Pode parecer estranho mas acho que estou, de novo, apaixonada...
Pelos sintomas...
Jinho, BSHell

15 de fevereiro de 2005 às 16:28  

Enviar um comentário

<< Home